quinta-feira, 24 de abril de 2008

"Demasia de liberdade dá juízo ou falta dele?"

A questão lançada pelo post do Silas deu asas a um novo post.

A questão que deve ser feita não é "Demasia de liberdade dá juízo ou falta dele?", mas sim "será que é bom dar liberdade?" ao que eu respondo:
Os adolescentes (não falando nos mais novos) que são privados de liberdade não crescem, não aprendem a viver sozinhos e a ter independência e acabam tornar-se "atadinhos" ou quando se apanham com liberdade na idade adulta querem viver tudo o que não tiveram oportunidade de viver antes, e aí tens adultos que parece que têm menos cabeça que muitos adolescentes e normalmente com problemas emocionais/psicológicos porque não viveram o que tinham a viver na idade certa.
Por sua vez, quando a liberdade é exagerada o resultado é que temos pessoas que crescem "sem rédeas", que não sabem respeitar regras nenhumas, e não têm noção nenhuma de responsabilidade. Claro que há sempre excepções porque o ser humano cresce na sua "Circunstância" que vai influênciá-lo sempre na sua formação como indivíduo.

Conclusão: tudo tem o seu peso e medida e nada deve ser exagerado, pois não é saudável...Devemos tentar sempre encontrar o equilíbrio das coisas, só assim estaremos também equilibrados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei do post ;)